Membros dos núcleos de desenvolvimento comunitário beneficiam-se de capacitação no Dondo.

O Presidente do Conselho Municipal da Cidade do Dondo, Manuel Chaparica, dirigiu na manhã de hoje, 14 de março, a cerimônia de abertura do seminário de capacitação para membros dos núcleos Desenvolvimento Comunitário dos bairros.

O Objetivo desse seminário consiste em dotar de conhecimento os membros dos núcleos de desenvolvimento comunitários em matéria de: Técnicas de pesquisa das demandas de projetos prioritários na comunidade; Planificação e ornamentação participativa; Articulação entre o CMD e autoridades locais; Educação fiscal e financeira.

Estiveram presente neste evento membros do conselho municipal, membros do fórum consultivo municipal, parceiro de cooperação GIZ BGF-Sofala e outras entidades.

Aquando do seu discurso de abertura o Edil do Dondo, agradeceu a todos pela presença e reconheceu o trabalho empreendido pelos núcleos dos bairros, visto que, estes têm trabalhado com Conselho municipal do Dondo e trazem informações sobre o que acontece nos bairros e sobre às necessidades que cada bairro tem, inclusive temos tido alguns resultados positivos graças a comunicação entre o CMD e as autoridades locais, conseguimos satisfazer essas demandas.

Intervindo na ocasião, a Cordenadora da BGF-Sofala, Tânia Silva, disse acreditar que a parceria e a participação comunitária são fundamentais para a promoção da Boa Governação, pós a sustentabilidade é alcançada quando o processo de desenvolvimento pertence as próprias comunidades locais e não depende de forças externas.

‘’ Agradecer ao CMD, pela iniciativa de organizar este seminário, porque é a primeira vez que tenho a oportunidade de participar num evento assim ‘’ disse Jacinta Francisco.

De salientar que, o evento contou com cerca de 75 participantes e terá a duração de cinco dias.